Diretoria de Gestão de Pessoas – DGESP

Desenvolver a gestão de pessoas é mais do que estabelecer metas, objetivos e estratégias. Está relacionado à construção de uma cultura na qual o ser humano é o elemento central.
Ações e processos para desenvolvimento pessoal e profissional das equipes compreender o foco na missão institucional, se constituem no conjunto de atribuições da Gestão de Pessoas.

A participação aliada à uma comunicação transparente e objetiva compreende o principal pilar das ações de Gestão de Pessoas em uma instituição.

Pilares da Gestão de Pessoas

Dentre os conceitos e estratégias para o desenvolvimento efetivo da gestão de pessoas, cinco pilares são destacados:

Motivação – Corresponde ao estabelecimento dos estímulos adequados para cada tipo de ação. Estar alinhado à missão institucional por si só, não garante um efetivo engajamento. Por isso a importância da motivação certa para alcance do objetivo proposto.

Comunicação – Interna ou externamente do ambiente organizacional a comunicação é o mecanismo de integração entre
as pessoas. Consequentemente é por meio dela que as equipes estreitarão o diálogo entre si e a instituição.

Competência (Conhecimento + habilidade + atitude) – Se constitui na capacidade de uma pessoa em poder gerar resultados a partir dos
objetivos institucionais disseminados.

Treinamento e Desenvolvimento – A partir do conhecimento das competências existentes e/ou necessárias de cada um dos membros da equipe, cabe à Gestão de Pessoas, oferecer os meios para o desenvolvimento de um trabalho de excelência; por meio de cursos, palestras, encontros e novas tecnologias.