A partir de uma aproximação com o Grupo de Apoio às Mulheres – GAM da COPPE e também de uma reflexão realizada por um usuário no email COPPE para todos, onde questionava a disponibilidade de creches para a força de trabalho, percebeu-se que é necessário entender de que forma intervir para garantia do direito ao desenvolvimento de carreira.
Para explorar essa demanda, procurou-se junto ao GAM, formular um instrumento que possa, de forma inicial, mapear as demandas acerca da parentalidade. As mulheres, são as mais atravessadas pela sobrecarga do desafio de conciliar a carreira e a família por conta de um papel socialmente construído, e por isso precisa-se pensar em intervenções institucionais que possam garantir o acesso e permanência das mulheres.
O formulário será compartilhado a todos aqueles que são responsáveis por menores até 5 (cinco) anos de idade, pois ela também se constitui em uma fonte importante para mapear a desigualdade de gênero, no que tange a parentalidade na COPPE.
Dessa forma, colocamos os usuários frente a sua autonomia, como centrais, para com base em suas experiências, possam contribuir para uma ação que tem por objetivo central propiciar discussões para construção de ações institucionais que forneçam às mães, aos pais e pessoas cuidadoras, condições adequadas de cuidado e atenção com seus filhos e filhas, sem prejuízo em sua vida acadêmica e/ou carreira profissional.
Link do formulário: https://forms.gle/DQjBNJHHwdREmh8d6