Este projeto busca promover uma aposentadoria saudável de nossa comunidade COPPE. Buscamos, através de um trabalho preventivo e de promoção da saúde, contribuir para a qualidade de vida dos usuários, preparando-os/as para as mudanças associadas a esse processo. Entendemos que a “velhice” é um caminho natural, não uma doença, por isso, é necessário estarmos atentos a todos os aspectos que atravessam a vida desses indivíduos em vias de finalizar suas atividades profissionais na instituição.
Por isso temos como objetivo, propiciar à força de trabalho em condições de aposentadoria, o conhecimento de todas as questões que atravessam esse momento da vida funcional, para uma tomada de decisão em tempo oportuno, incentivando um envelhecimento saudável. A atuação enquanto estagiárias permeia todo o processo do projeto, desde o desenvolvimento metodológico, a criação da identidade visual, até a atuação de atendimento à população usuária por meio da escuta atenta e prestação de orientações.
Como participar?
1° PASSO – Demonstrar interesse pelo acolhimento de preparação para aposentadoria, via o – E-mail: Acolhimentoaposentadoria@adc.coppe.ufrj.br, ou sendo encaminhamento pelo GRH ou outras áreas da DEGESP.
2° PASSO- Acolhimento onde será feito uma entrevista social para compreender as particularidades do processo de aposentadoria de cada indivíduo.
3° PASSO – Encaminhamento para o acolhimento psicológico individual, se desejar.
4° PASSO – Encaminhamento para acolhimento coletivo/ individual em pequeno grupo de arteterapia, quinzenal às quintas de 13h às 14h30 se desejar.
* O acompanhamento será realizado de forma singular para cada pessoa.
Link para Material expositivo: https://drive.google.com/file/
A aposentadoria é um ato não apenas administrativo, mas também uma ação que possui diversos aspectos na vida do profissional, sejam eles emocionais, financeiros, sociais e etc. A fim de auxiliar a nossa força de trabalho no processo de decisão e solicitação de aposentadoria, esta página se destina a informá-los sobre os assuntos que permeiam este processo.
Orientamos que todos os servidores que estão pensando em se aposentar ou que podem se aposentar nos próximos 5 anos, participem do Projeto de Acolhimento de Aposentadoria, uma parceria entre o GRH e o Acolhe COPPE.
Está em dúvida, quanto a sua data possível de aposentadoria, agende um atendimento conosco sobre o tópico de aposentadoria. Clique aqui!
Temos novos procedimentos para solicitação de aposentadoria! Confira abaixo:
- PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE APOSENTADORIA
Trâmite do processso de aposentadoria (de acordo com a base de conhecimento do SEI)
Passo | Seção/Divisão/Ator | Procedimento |
1 | Requerente | Interessado autua processo no SEI, incluindo a documentação e formulários assinados (com auxílio da Seção de Pessoal, caso necessário) e encaminha à Seção de Pessoal; |
2 | Seção de Pessoal | Encaminha à Seção de Aposentados (PR4/SUGGESP/DVAP/SEAP); (ver Nota4) |
3 | SEAP | Analisa o processo, elabora portaria de concessão do benefício e encaminha para assinatura do Pró-Reitor de Pessoal. Após, publica o ato em Diário Oficial, realiza as rotinas sistêmicas para implantação do benefício e comunica, por e-mail, a Seção de Pessoal e ao Servidor da publicação e início do benefício. Concluído esse procedimento encaminha à Seção de Pagamento de Aposentados e Outros vínculos (PR4/SUPADM/DVPAG/SEPAV) para os acertos necessários; |
4 | SEPAV | Realiza os acertos financeiros necessários e encaminha para a Seção de Aposentados (PR4/SUGGESP/DVAP/SEAP) e, quando necessário, Seção de Reposição ao Erário (PR4/SUPADM/DVDD/SERE); |
5 | SEAP | Registra ato no sistema e-Pessoal do TCU, para análise da legalidade. Inclui no AFD e conclui o processo. |
QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?
Fornecidos pelo requerente:
Ø Requerimento de Aposentadoria (Documento disponível no SEI);
Ø Cópia da Carteira de Identidade (ou documento correspondente, como Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de uma determinada Ordem Profissional, desde que contenha o número do Registro Geral);
Ø Declaração COMPLETA de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física. Se houver outro recebimento de fonte pagadora de pessoa jurídica, o servidor deverá fornecer documentação comprobatória do vínculo (Publicação oficial de aposentadoria ou pensão, comprovante de rendimento, declaração institucional ou cópia do Contrato Social, quando for o caso);
Ø Declaração de Acumulação de Cargos, Empregos, Funções e Proventos (Documento disponível no SEI);
Ø Declaração Negativa de Inquérito Administrativo (Documento disponível no SEI);
Ø Declaração de Compatibilidade de Carga Horária, quando for necessário (Documento disponível no SEI).
ØDiploma/Certificado registrado no MEC, caso receba Incentivo à Qualificação (IQ) ou Retribuição por Titulação (RT). Quanto a diplomas estrangeiros, é necessário o reconhecimento/revalidação legível do MEC-UFRJ − Resolução CEPG nº 05, de 01 de novembro de 2019.
Ø Declaração da COPPETEC (quando for o caso)
Obs.:
Em caso positivo de acumulação de cargos públicos e/ou privados, incluir a grade horária de todos os cargos que ocupa e documentação comprobatória de cada vínculo.